Quem sou eu

GAVIÃO, BAHIA, Brazil
Somos um grupo de professores do CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL - PROINFO INTEGRADO com objetivos em comum - buscar formação continuada na área de tecnologia e sobretudo, conhecer o potencial pedagógico das TIC.

Pesquisar este blog

domingo, 1 de agosto de 2010

O texto: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

CURSO: INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO DIGITAL


FORMADOR: PROFESSOR JOSÉ MILTON MASCARENHAS

CURSISTA: JEANE SÃO PEDRO



O texto: Por que precisamos usar a tecnologia na escola? De Edla Ramos nos leva a refletir sobre a expansão dos avanços tecnológicos diante a sociedade levando - nos a questionar sobre seus benefícios e malefício que podem causar nas crianças e jovens, pois a mesma põe o mundo na palma da mão no quarto de dormir e na sala de aula. Estas tecnologias dotam crianças e jovens com fontes de informações e idéias. Essa facilidade de acesso de mananciais de recursos que são indispensáveis a sua educação e desenvolvimento, como também podem significar novos riscos, perigos ameaças. Quando usada de forma irresponsável e não segura as novas tecnologia de informação e comunicação podem gerar muitos problemas.

Assim, precisamos compreender as tecnologias para dizer como ela devem ser. Segundo LLich, dominar uma ferramenta é muito mais do que aprender a usá-la, significa garantia da possibilidade de se definir conjuntamente o que vamos fazer com ela. Desta forma, precisamos educar o sujeito para que sejam critico e criativo. Visto que não basta educar os nossos alunos para um emprego, mas para a vida ser um critico solidário reflexívo. Como diz Hugo Asman, é preciso formar cidadãos aptos a construir uma sociedade solidária que precisa ser permanentemente reconstruída a cada geração e aprender a dar valor a solidariedade já que as tecnologias muitas das vezes aproxima o homem do mundo, mas também distanciam dos mesmos.

Posto isto, é claro que hoje nos deparamos com a necessidade de compreender as tecnologias de tal forma que a possamos encorpara- lá com propriedade de práxis.Assim orientar os alunos para o uso adequado pois alem de aprender a usar é preciso ser capaz de dizer para que usar e para que não usar e ainda ser capaz de dizer como deve ser a tecnologia a ser usada. Pois, a mesma já se encontrar introjetada na cultura dos alunos.

8 comentários:

  1. Parabéns Equipe de Gavião! Todos participando ativamente do processo de inclusão digital visando propiciar aos alunos uma educação de qualidade. Abraços. Inalda Barros - Equipe de Acompanhamento Proinfo Integrado BA

    ResponderExcluir
  2. parabéns amei o seu texto!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Jeane seu texto abrangeu todos os aspectos importantes sobre o uso da tecnologia nas escolas.

    ResponderExcluir
  4. Jeane seu texto está ótimo parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Podemos escolher o que semear, mas temos que colher o que plantamos.

    ResponderExcluir
  6. Descubra novas fontes de idéias, utilize-se de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo.

    ResponderExcluir

Sua contribuição será muito importante para nós. Por favor, deixe seu comentário.