Quem sou eu

GAVIÃO, BAHIA, Brazil
Somos um grupo de professores do CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL - PROINFO INTEGRADO com objetivos em comum - buscar formação continuada na área de tecnologia e sobretudo, conhecer o potencial pedagógico das TIC.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de julho de 2010

APRESENTAÇÃO

    TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

 Estamos iniciando o Curso de Introdução à Educação Digital. O referido curso integra um conjunto de políticas públicas voltadas à INCLUSÃO DIGITAL. Assim, você estará participando deste processo formativo enquanto aprende sobre mídias e tecnologias e maneja algumas ferramentas de produção disponíveis nos computadores.
      Ao mesmo tempo em que você aprende como utilizar estas ferramentas, é importante, e vamos convidá-lo para isso, que você já comece a REFLETIR sobre as mudanças que elas possibilitam na sua trajetória pessoal e profissional. Mas antes, sobre como elas já vem afetando nosso mundo e sobre como devemos agir diante de tais mudanças para conseguirmos exercer um certo controle sobre elas.

VAMOS REFLETIR...

Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

4 comentários:

  1. Ao refletir sobre o texto percebe-se que o uso das tecnologias na escola deve ser incorporado ao processo educacional, uma vez que é preciso estar informado a ponto de perceber as grandes mudanças que elas sõa capazes de promover na sociedade e na escola.
    É preciso que a escola incorpore essas novas tecnologias de informação e comunicação com a realidade e amplie assim o acesso a elas. Podemos afirmar que as novas tecnologias abrem muitas possibilidades e assim, faz-se necessário que saibamos utilizar essas (TIC)na busca de informações que determinam o que vai se tornar realidade dentro do que é possivel na educação.
    Vale ressaltar que as TIC nos mostram a capacidade de aprendizagem, aquilo que queremos de valor para que tais valores ejam utilizados no conhecimento, sobretudo o conhecimento pedagógico. O uso prático engloba a capacidade para processar essas informações adaptando-as a realidade para que nossos alunos possam interagir tanto no sociedade quanto nos espaços escolares.
    Segundo Piaget: É preciso experiemntar e tentar de novo, que as novas tecnologias na escola é um modo proveitoso das relações para que se busque a confiança e o compromisso necessário.

    ResponderExcluir
  2. Informo que o comentário acima foi elaborado pela aluna do Curso Introdução à Educação Digital Débora Cunha.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma temática muito importante, pois não se pode mais pensar na geração atual e futura sem o uso de tecnologias. É necessário reforçar cada vez mais o trabalho de inclusão digital nas escolas, principalmente nas escolas públicas, atingindo assim a população menos favorecida, possibilitando a todos uma educação de qualidade e igualitária a todos.
    Prof. Jamielson Rios

    ResponderExcluir
  4. Sabemos que a cada dia que passa os avanços tecnologicos vem tomando espaço em nossas vidas, por isso devemos esta aptos as novidades e informatizado na era digital. Então este curso nos vem ajudando muito,só tenho o que agradecer.bjs
    Baudicleide

    ResponderExcluir

Sua contribuição será muito importante para nós. Por favor, deixe seu comentário.